
A criptografia é um sistema confeccionado com o intuito de dar sergurança, o certificado digital utiliza criptografia para garantir a segurança e a autenticidade das transações eletrônicas, tais como acessos e consultas, envios de documentos, preenchimentos de formulários, contratos, dentre outros documentos ou mesmo assinaturas.
Este sistema de criptografia assimétrica é a tecnologia utilizada nos certificados digitais. Ela é baseada em um par de chaves, uma pública e outra privada, que são geradas aleatoriamente por funções matemáticas.
A chave pública pode ser conhecida pelo público em geral, enquanto a chave privada deve ser de conhecimento apenas do titular.
O emissor envia um texto cifrado, que o receptor precisa reprocessar para conseguir ler a informação. Para isso, o receptor precisa ter a chave correta para decodificar os dados.
A criptografia assimétrica impede fraudes nas informações, pois a codificação é fácil, mas a decodificação não.
O certificado digital é a identidade do usuário no mundo virtual, permite se identificar e adentrar em perfis, cadastros, sistemas governamentais ou de empresas privadas em consonância com as especificidades de cada player. É importante não compartilhar a senha de acesso e a chave privada com nenhuma pessoa ou empresa.
O certificado digital é obrigatoriamente emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).